MACD: MOVING AVERAGE CONVERGENCE/DIVERGENCE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MACD: MOVING AVERAGE CONVERGENCE/DIVERGENCE

Mensagem  moneymakerz em Seg Nov 16, 2009 11:08 am

MACD significa Moving Average Convergence / Divergence (Convergência e Divergência em Médias Móvel) e é um indicador bastante popular na análise técnica. Foi criado por Gerald Appel na década de 60 e mostra a diferença entre dois sinais, um rápido e um lento, feitos com médias móveis exponenciais.
MACD (em inglês: Moving Average Convergence-Divergence) consiste em três Médias Móveis exponenciais, embora apareça sobre os gráficos como duas linhas cujos cruzamentos geram sinais de compra e venda.
O MACD é gerado subtraindo a média móvel exponencial de 26 períodos da de 12 períodos, uma linha chamada de "sinal" ou "trigger" é formada com uma média móvel exponencial de 9 período.

Apenas lembrando, as Médias Móveis representam as médias de um determinado número de pregões, sendo que seus cruzamentos indicam pontos de compra ou venda. Utilizando as médias de 4 e 9 dias, que são das mais utilizadas, os sinais de alta são dados quando os preços rompem para cima a média, ou seja, quando a média mais curta (4 dias, neste caso) fica acima da mais longa (9 dias, neste exemplo). Já o sinal de baixa acontece quando a média de 9 dias fica acima da de 4 dias.

O MACD original consiste de duas linhas: um linha sólida, denominada "linha do MACD", e uma pontilhada, chamada de "linha do Sinal". A linha do MACD é formada pela diferença entre duas médias móveis exponenciais, que respondem às mudanças de preços relativamente rápidas.
Já a linha do Sinal é formada pela linha do MACD suavizada por uma outra média móvel exponencial, respondendo às mudanças de preço mais lentamente. Na verdade, a linha do Sinal é uma média móvel do MACD.

Originalmente, os sinais de compra e venda são fornecidos quando a linha mais rápida do MACD cruza, para cima ou para baixo, a linha do Sinal. Este indicador está incluído na maioria dos programas de análise técnica. Quanto mais alto, no campo positivo, for o cruzamento, maior a expectativa de queda. O inverso, no campo negativo, significa maiores altas.

O cruzamento das linhas do MACD e do Sinal identificam mudanças no equilíbrio de forças entre compradores e vendedores. A linha do MACD, a mais rápida, reflete o consenso da massa num período de curto prazo. A linha do Sinal, a mais lenta, reflete o consenso da massa num período de longo prazo. Quando a linha mais rápida cruza acima da linha mais lenta, mostra que os compradores dominam o mercado e é melhor operar no lado da compra.
Quando a linha mais rápida cai abaixo da mais lenta, mostra que os vendedores dominam o mercado e vale a pena operar na venda.

moneymakerz

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum